LANÇAMENTO DO LIVRO “FELA: ESTA VIDA PUTA”, DO ESCRITOR CARLOS MOORE

                                           
Projeto Futuráfrica, no dia 8 de outubro, em parceria com o Sesc Santos, receberá o escritor e cientista político cubano Carlos Moore, para o lançamento do livro “Fela: Esta Vida Puta” (Nandyala Editora), biografia do músico nigeriano Fela Kuti (1938 – 1997), considerado o pai do Afrobeat e uns dos principais líderes políticos da época. O livro somente foi traduzido no Brasil agora (2011), sendo que a primeira publicação ocorreu em 1982 - na França e Inglaterra.

O autor fará também palestra com o tema: Fela Kuti, ou a música a serviço do povo, e conversará com o público sobre a experiência da elaboração do livro e a importância do Afrobeat, tanto como gênero musical quanto como ferramenta política.

O biografado nigeriano Fela Kuti teve uma vida repleta de controvérsias, devido ao seu posicionamento combativo, tanto às ideias autoritárias do governo de seu país quanto à exploração ao povo africano. Foi perseguido por governantes da Nigéria, e com isso, sofreu dezenas de prisões. Assim, viveu constantemente ameaçado por batidas policiais.

Fela Kuti montou seu próprio partido político, chamado Movimento do Povo (M.O.P.: Movement Of the People) porque sonhava com a liberdade e união do povo africano, mas foi impedido de candidatar-se a presidente da Nigéria . Então, montou sua própria república, chamada República de Kalakuta, onde declarou um local independente do Estado e onde morava também com suas vinte e sete mulheres, as quais se referia como rainhas. E principalmente, fez do Afrobeat a voz para toda sua revolta contra a ditadura nigeriana. Tal estilo musical com influências e misturas do funk, soul e highlife, e músicas tradicionais africanas, desafiava os padrões da indústria fonográfica e fazia denúncias diretas ao imperialismo europeu e norte-americano e aos governos militares neocolonialistas da África.

Assim, esses são alguns dos relatos presentes no livro. Todo narrado em primeira pessoa, só pôde acontecer pela forte amizade, entre autor e biografado, e da vontade de ambos em propagar a cultura negra - o pan- africanismo.

A edição brasileira conta com prefácio do músico Gilberto Gil, além de vários relatos de artistas como Lázaro Ramos, Chico César, Zezé Mota, que vêem na obra de Fela Kuti referência e importância para a música mundial. Trinta anos depois das edições francesa e inglesa, poder receber Carlos Moore em Santos para ouvi-lo falar do Fela Kuti é a chance para saber mais sobre este fenômeno musical e político do século XX, agora com o livro traduzido em português.

E também: poder pensar sobre todas as questões e preconceitos que cercam a cultura negra até hoje.

Depois da palestra, Carlos Moore autografará os livros; e para fechar o evento haverá discotecagem de Afrobeat, com os Dj' s Lufer e Dr. Caiaffo e a performance da bailarina de Afrobeat Vanessa Soares.

Serviço:

Lançamento de “Fela: esta vida puta” e palestra: Fela Kuti ou a música a serviço do povo, com Carlos Moore.
Discotecagem com os DJ's Lufer e Dro Caiaffo e performance da bailarina Vanessa Soares
Quando: 08/10/2011 – das 17h às 20h
Onde: Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida)

Entrada gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário