Aniversário de três anos: Festa Futuráfrica no Torto


Futuráfrica e sua formação:

Para falar sobre os três anos da festa Futuráfrica, que vai rolar no Torto Mpbar (nos dias 6 e 27 de agosto), é preciso dar um passo para trás e voltar há 20 anos, quando dois amantes da música se conheceram e firmaram uma parceria que dura até hoje.

Além disso, como uma "metáfora" da criação da festa Futuráfrica (três idealizadores) e seu aniversário (três anos), também vale dizer sobre uma das simbologias do número TRÊS. Pois, para os místicos, o número 3 é o princípio - animação e força da vida -, vontade e criação. É o número que sintetiza todo o Universo, o homem e a natureza Divina.

Então, para recordar a história da festa, o encontro entre de dois dos idealizadores aconteceu em um bar da década de 80 chamado 415, ali na Av. Ana Costa, onde a cena underground de Santos se reunia. Mauro Mariano também conhecido pela alcunha de Dubkilla, então baixista do Casa Rasta e de outras bandas, conheceu o DJ Lufer, na época apenas Luiz Dias. Este, um garoto de 16, 17 anos, skatista, e que gostava de fazer rimas de tanto ouvir Beastie Boys, Run D.M.C, Fat Boys, Thayde & DJ Hum, Wilson Simonal e que também curtia punk rock.

Nessa época havia também uma festa que rolava num lugar chamado Cotton Club 44, no Club XV do canal 3, e todas as tribos se reuniam: Punks, Rockeiros, a galera do reggae. O Rap ganhava força e era muito presente nas discotecagens do DJ Marcelo Panda. Exatamente ali na pista, foi que o amor e a celebração à música negra começaram.

Desde essa época, o sempre irrequieto Lufer, além de aprender muito da música afro com Dubkilla, sentiu a necessidade de expôr suas ideias, e juntos gravaram umas batidas que acabaram em duas músicas, as quais foram executadas na Concha Acústica e no Torto Bar.

Apesar das vidas de ambos terem tomado rumos diferentes, a conexão foi criada e as sementes de algo maior floresceram despercebidas na úmida cidade de Santos. Mas faltava um terceiro elemento, que viesse a impulsionar tudo isso.

Assim, depois de algumas tentativas que serviram como laboratório da noite e aprendizagem da dinâmica de propagar o conceito sound system, chegou Sandro Bueno - percussionista conhecido da noite santista e que na época tocava com o Radiola Santa Rosa do Guarujá. Uma peça importante no que daria início ao que temos hoje.

Então, das três cabeças formou-se a Futurafrica (em 2008): as ideias sampleadas de afrofuturismo de Dubkilla, mais o batuque roots de Sandrinho e a vontade do Lufer em estabelecer uma cena com a identidade afrocaiçara.



Futuráfrica 3 anos (comemoração):

Agora, nos próximos dias 6 e 27 de agosto, no mesmo palco do Torto que recebeu há quase 20 anos Lufer e Dubkilla, este retorno significará o início de outro momento para a Futuráfrica e a todos que a produzem. Portanto, o público pode esperar um novo começo, pois muitas coisas boas estão por vir.

Para o dia 6 de agosto, como convidado teremos o DJ Rodrigo Barata da Festa Criolina - que acontece em Brasília (toda segunda-feira), por onde já passaram bandas e Djs do Brasil e do mundo. Além disso, a Criolina acontece também em Sâo Paulo, e foi premiada em 2009 como uma das melhores baladas, no ranking da Folha Online. Inclusive, a Festa Criolina é referência para a realização da Futuráfrica. O DJ e produtor Rodrigo Barata promete muita música brasileira e outras sonoridades vindas na bagagem, trazidas da última turnê pela Europa.

E para essa primeira festa de aniversário, receberemos também o Chimpanzé Clube Trio, que com um rock instrumental bem progressivo e grande influência do funk setentista, o som da banda passa, de leve, pelo jazz, samba e reggae. As composições são tramas bem tecidas que envolvem a audiência numa atmosfera de densa experiência musical que consegue ao mesmo tempo ser divertida e dançante. Chimpanzé Clube Trio é Angelo Kanaan na bateria, Felipe Crocco e Luiz Miranda revezando no contrabaixo e guitarra.

E no dia 27 de agosto, outros convidados, para fechar a comemoração dos três anos.

Aguardem mais informações!


Serviço:
Futuráfrica: Aniversário Três Anos
Quando: 6/08/2011 – a partir das 23h
Onde: Torto Mpbar – Av. Siqueira Campos, 800/ Lj. 05
Santos - SP
Quem toca: DJ Rodrigo Barata (Festa Criolina) + Chimpanzé Clube Trio + DJs Futurafrica
Quanto: R$15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário