Baiana System!!


Uma das melhores coisas que aconteceram no ano de 2010, foi o lançamento do cd do Baiana System. As músicas JAH JAH REVOLTA e SYSTEMA FÓBICA (ubaranamaralin), têm tocado demais no nosso projeto JUNGLE DUB.
Tenho certeza que o carnaval 2011 em Salvador, vai pegar fogo ao som do sound system soteropolitano.

+ sobre eles :

Projeto musical de Salvador que que tem o objetivo de divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da Guitarra Baiana. Esta singular guitarra criada na Bahia em meados dos anos 40, foi responsável pelo surgimento do trio elétrico (grande sistema de som andante) e por uma linguagem instrumental de guitarra para interpretação de frevos, choros e outros estilos musicais que tomaram nova forma a partir da sonoridade deste instrumento.

Da necessidade de expandir estas sonoridades, tentar incorporá-las a novos contextos, abrir o leque de influências e propor um novo diálogo deste instrumento com o público surgiu o projeto BaianaSystem, onde a Guitarra Baiana é o ponto de partida. Idealizado por Robertinho Barreto, guitarrista da banda Lampirônicos e que utiliza há algum tempo o instrumento, tanto na banda como em outros trabalhos, o BaianaSystem não tem um formato definido, podendo assumir variadas formações. A idéia principal é que a guitarra baiana interaja num formato de “Live P. A.” com um DJ que assuma as bases sampleadas e/ou tocadas, fazendo inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos. Utilizando-se de recursos como camadas, efeitos e loops, numa concepção que também se inspira na liberdade e psicodelia do Dub.

A idéia de pensar o principal meio de divulgação e consolidação da Guitarra Baiana (o trio elétrico) como um tipo especial de Sound System (divulgador do Dub), traz uma nova forma de pensá-la, explorando mais suas possibilidades de timbragem e a interação com a produção das bases rítmicas, onde a linguagem e a filosofia das “colagens”, do re – criar a partir do existente, se tornam o desafio do BaianaSystem.


Você encontra o som da rapaziada da terra sagrada da Bahia nos seguinte links :


E para baixar o som deles, clique aqui -> Baiana System

Nenhum comentário:

Postar um comentário